Nautilus-Sub : A mais antiga e maior escola internacional de mergulho em Portugal
Morada: Travessa do Corpo Santo
Contacto:
E-mail: info@nautilus-sub.com
Perguntas Frequentes

Acesso ao Mergulho

É difícil aprender a mergulhar?

Na verdade não, provavelmente é mais fácil do que imagina. Basicamente o mergulho pode ser dividido em duas categorias: mergulho livre e autónomo. O primeiro é em apnea, ou seja, com o próprio fôlego, exigindo apenas equipamento básico (máscara, tubo e barbatanas), alem disso pode ser praticado sem nenhuma certificação, embora existam cursos específicos. O mergulho autónomo utiliza equipamentos de respiração subaquática, o que o torna mais complexo, sendo obrigatório um curso de mergulho com um certificado reconhecido. Existem vários níveis de mergulho autónomo, que variam desde o básico, que habilitam o aluno a fazer mergulhos recreativos em qualquer lugar do mundo, passando por diferentes níveis até Instrutor. Existem também diversas especialidades, nomeadamente fotografia, orientação, profundo, nocturno, ect.

Mergulhar é perigoso?

Não, apesar da fama o mergulho é considerado uma das actividades mais seguras. Como qualquer desporto, deve ser praticado por pessoas com curso, com equipamento adequado e dentro das normas de segurança e bom senso. Existem muitos receios dos perigos provocados pela fauna marinha, como tubarões, moreias e polvos gigantes. Na verdade a maioria das espécies são tímidas e passivas, raramente atacam um mergulhador. Os maiores perigos são o pânico, a irresponsabilidade e as motas de água e os barcos que não respeitam a bandeira do código internacional dos sinais. É possível fazer mergulho autónomo sem ter feito um curso? Não, é absolutamente proibida a prática do mergulho com garrafa para pessoas não certificadas. Existe a possibilidade de fazer o "baptismo de mergulho", que consiste numa experiência de mergulho assistido por um profissional que pode ser realizado num ambiente protegido em piscina ou mar.

Existe algum requisito especial para fazer um curso de mergulho básico?

É necessário ter no mínimo 10 anos de idade e estar apto fisicamente, é recomendado uma avaliação médica prévia.

É necessário ser um óptimo nadador para mergulhar?

Não, um conhecimento mínimo sobre natação já é o suficiente para a prática de mergulho.

Praticar mergulho é muito caro?

Sim e não. A aquisição do equipamento básico para mergulho pode ser um pouco cara, variando com o equipamento e o tipo de mergulho que quer praticar (mergulhos técnicos requerem equipamentos mais sofisticados e caros), entretanto a maior parte das lojas e os centros de mergulho alugam todo o equipamento por um preço razoável. No mínimo deverá adquirir uma máscara, tubo e barbatanas.

Que equipamento tenho que ter para fazer um curso de mergulho com garrafa?

A Nautilus disponibiliza todo o equipamento de mergulho para a realização do curso. Apesar disso o equipamento básico (mascara, tubo e barbatanas) é aconselhado.

Como escolher a máscara ideal?

A Nautilus dispõe de uma gama variada de mascaras para se poderem adaptar aos diferentes tipos de cara. A escolha da máscara ideal é totalmente pessoal, independente de marca da cor e do seu feitio, a única escolha será aquela que vedar em torno da cara.

Alguns factores devem ser levados em conta na escolha:

O vidro tem que ser temperado

Espaço para apertar o nariz

Tira ajustável e firme

Bom ângulo de visão

O material do corpo da máscara deve ser bem maleável, para evitar desconforto.

A máscara deve se ajustar perfeitamente ao formato da cara.

Para testar se uma máscara se adapta á cara, aperte-a contra a face (não passe a tira pela cabeça) e inspire o ar pelo nariz. Se a máscara ficar firme no rosto após a retirada da mão, não vai entrar água. Por outro lado, se não conseguir provocar vácuo internamente, a máscara não serve. De qualquer modo, o formato do nosso rosto muda muito de dia para dia e até em um mesmo mergulho.

Como fazer para a máscara não embaciar?

De várias maneiras: podemos usar produtos "anti-fog", vendidos nas lojas de mergulho, passar casca de batata no lado interno do vidro ou, o mais comum, cuspir no vidro da máscara e espalhar a saliva pela superfície com o dedo, pode ser meio nojento mas funciona e está sempre á mão.

Porque os objectos parecem maiores debaixo d'água quando usamos uma máscara?

O olho humano não está adaptado para ver debaixo de água por isso necessita de um espaço com ar á sua frente, a máscara providencia esse espaço. A luz viaja na água a uma velocidade diferente do que no ar. Quando essa luz passa do ambiente água para o ambiente ar, na máscara, a mudança de velocidade causa um pequeno desvio no ângulo dos raios luminosos. Isto causa o fenómeno do aumento dos objectos, que parecem ser 25% maiores e mais próximos.

Como escolher as barbatanas?

A função das barbatanas é permitir um deslocamento na água mais rápido e com menos esforço físico. Podem ser de tiras ajustáveis (abertas) ou com pé (fechadas). As abertas são usadas com botas de neoprene. A escolha do modelo deve ser feita contando com o local onde o mergulho será realizado. Em locais onde a água é fria, o melhor é optar pelo modelo aberto com bota.

Para que serve o lastro (cinto de chumbos)?

É usado para contrabalançar a flutuabilidade positiva natural do corpo humano, aumentada pelo uso do fato de mergulho. É composto por um cinto, com fecho de abertura rápida e peças de chumbo de tamanho variável. Em Portugal para fato de 5mm usa-se a regra de mais ou menos um kilograma por cada 10 de peso, mas ao aumentar a espessura do fato teremos que aumentar o peso.

O que é a garrafa?

É um contentor de aço ou alumínio usado para armazenar ar sob pressão.

O que está dentro da garrafa?

Muita gente acha que a garrafa é cheia com oxigénio. Na verdade a garrafa contém ar comprimido filtrado, igual ao que respiramos á superfície. Existem algumas misturas gasosas um pouco diferentes que alteram o perfil do mergulho, com a finalidade de permitir mais tempo de fundo, mas para isso é necessário uma formação específica.

Quanto tempo dura uma garrafa?

Varia muito. Depende da profundidade, esforço efectuado, condição física, características físicas do mergulhador, etc. Varia de uns poucos minutos a pouco mais de uma hora. Quanto mais fundo, menos tempo dura o ar.

Para que serve o regulador?

Reduz a alta pressão da garrafa para a uma que permita a sua utilização para respirar. Só libera ar quando o mergulhador inspira.

Porque doem os ouvidos no mergulho?

A causa da dor é a pressão d'água sobre a membrana do tímpano, que pode chegar a rotura, causando dor intensa e perda de equilíbrio. Este problema é evitado com a operação chamada de valsalva, que consiste em tapar o nariz e soprar suavemente através dele, como o ar não pode sair entra na trompa de Eustáquio equalizando a pressão. Uma forma de fazer isto é apertar o nariz e assoprar pelo mesmo, este artifício pode não funcionar se o mergulhador estiver com as vias aéreas congestionadas por uma gripe ou sinusite.

Quem usa lentes de contacto pode mergulhar?

Sim, pode-se usar lentes de contacto ou adaptar lentes acrílicas na própria máscara (existem várias empresas especializadas). No caso de lentes de contacto, o cuidado a ser tomado é manter os olhos fechados no caso de entrar água na máscara só abrindo após a sua limpeza.

Pode mergulhar constipado?

Normalmente não, se as vias aéreas estiverem congestionadas será impossível equalizar a pressão da água nos ouvidos. Nesses casos não adianta muito tomar um descongestionante, as consequências podem ser piores, o melhor é ficar no seco curando a gripe.

É permitido praticar caça submarina com garrafa?

Absolutamente Não. Eticamente falando, a caça deve ser praticada em igualdade de condições entre o caçador e a presa. O uso de equipamento autónomo desequilibra esta relação em favor do caçador. Felizmente esta prática é proibida em todo o território nacional pela nossa Legislação.

É permitido mergulhar sozinho?

Não, um dos princípios do mergulho é o conceito de companheiro. Apesar de segura, a prática do mergulho expõe a pessoa a potenciais situações de emergência, onde o auxílio de um parceiro pode ser a diferença entre a vida e a morte. Nunca mergulhe sozinho.

O que é acidente de descompressão?

Existem limites para o tempo e profundidade dos mergulhos, que provocam um efeito do nitrogénio (N2) no organismo. Durante o mergulho, o aumento de pressão faz com que o N2 contido no ar respirado se dissolva nos tecidos do corpo. A quantidade absorvida depende do tempo e profundidade do mergulho. Quando o mergulhador sobe, a pressão diminui, e o N2 começa a sair lentamente do corpo através da respiração. Este processo exige cuidados especiais como velocidade de subida. Caso os procedimentos adequados não sejam seguidos, o N2 em excesso começa a formar bolhas na circulação e nos tecidos em diferentes locais do corpo durante a subida. Os sintomas são: paralisia, fraqueza, choque, insensibilidade, formigueiro, dificuldades respiratórias e dor nas articulações e membros. Em casos extremos pode causar inconsciência e morte.

O que é a narcose?

O ar que respiramos é composto de 21% de oxigénio e 79% de nitrogénio, sendo que o nitrogénio é um gás inebriante, usado na medicina como anestésico geral. Conforme vamos afundando, a pressão da água faz com que tenhamos que respirar um volume de ar cada vez maior. Por exemplo: ao nível do mar um mergulhador inspira 1 litro de ar a cada respiração, a 10 metros a pressão duplicou, o que significa que a cada respiração estará inspirando agora 2 litros de ar. A 40 metros, o mergulhador estará a inspirar nada menos que 6 litros de ar. Este volume todo de ar provoca uma acumulação de nitrogénio muito elevada no organismo, causando uma sensação de euforia similar à embriaguez. Nestas condições, o indivíduo passa a sentir uma série de sintomas, como euforia, perda da coordenação motora e sensibilidade. Em casos extremos pode chegar a tomar acções totalmente loucas, como tirar o equipamento, perder o sentido de direcção e afundar mais em vez de subir, etc. Os sintomas desaparecem assim que a pessoa volta para profundidades menores.

Organismos de Mergulho

O que são organizações internacionais?

São órgãos internacionais reconhecidos que controlam e dão cursos básicos e de especialização para mergulho amador e profissional. As escolas de mergulho credenciadas possuem instrutores habilitados por estas organizações internacionais a formarem mergulhadores nos várias níveis. Existem Diversas certificados actualmente disponíveis no mercado:

IDP - Instituto do Desporto de Portugal.

Turismo Portugal - Instituto do Turismo de Portugal .

FPAS - Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas.

PADI - Professional Association of Diving Instructor. É uma organização internacional americana, fundada em 1966, a maior em todo o mundo. Voltada para o ensino do mergulho desde os níveis mais básicos até ao mergulho técnico avançado, bem como todos os níveis de Instrutores. Para mais informações consulte os nossos cursos PADI.

CMAS - Confederação formada por vários países Europeus, fundada em Mônaco no ano de 1959. A sigla CMAS significa "Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques".

Uma pessoa que tenha feito um curso numa organização pode continuar noutra organização?

Geralmente sim. O conteúdo programático das várias organizações é muito parecido, habilitando o aluno a dar continuidade no nível seguinte de outra organização, desde que satisfaça os requisitos do curso pretendido e passe por uma avaliação prévia. Para maiores detalhes entre em contacto com a Nautilus.

As certificações Internacionais são válidas em Portugal?

Não. A nossa legislação é deXXXXXXXXXXe obriga a que um cidadão nacional possua o caderno de mergulho Nacional para poder mergulhar em Portugal. Alem disso esta certificação só é reconhecida em Portugal e por isso temos que ter uma certificação internacional para podermos mergulhar no estrangeiro.

Nitrox e outras Misturas

O que é Nitrox?

O ar que respiramos é composto de aproximadamente 21% e 79% de nitrogénio. Nitrox é a mistura com percentagens maiores que 21% de oxigénio, que são chamadas de Enriched Air Nitrox (EANx). As misturas mais comuns são EAN32 (32% de oxigénio / 68% de nitrogénio) e EAN 36 (36% de oxigénio / 64% de nitrogénio). Mergulho com nitrox requer uma formação adequada, podendo logo no curso básico ter uma pequena abordagem e seguida da especialidade.

Quais os benefícios da utilização do Nitrox?

Aumento significativo do tempo de fundo.

Redução da possibilidade de acidente de descompressão.

Redução do tempo de intervalos de superfície em mergulhos sucessivos.

Redução da fadiga após o mergulho.

EANx é indicado somente para mergulho profundo?

Não, na verdade a faixa ideal para mergulhos recreativos com EANx vai de 13 a 40 metros.

Mergulho com Nitrox é arriscado?

Com treinamento apropriado, o mergulho com EANx é similar ao ar comprimido. Ambos tem restrições de tempo e profundidade e o tratamento para o acidente de descompressão é também parecido. A especialidade em EANx é indispensável.

É necessário um equipamento especial para mergulho com EANx?

O equipamento normal (regulador, manômetro, octopus) pode ser usado com EANx, as garrafas são específicas e possuem identificação específica para identificação.

O que é Trimix?

Mistura gasosa composta de hélio, oxigénio e nitrogénio. Permite mergulhos além dos 40 metros de profundidade. Somente mergulhadores certificados neste tipo de misturas em cursos de especialização podem utilizar.

O que é Heliox?

Mistura gasosa composta de hélio e oxigénio, permitem ao mergulhos ir além dos 40 metros de profundidade. Somente mergulhadores certificados neste tipo de misturas em cursos de especialização podem utilizar.

   Visite a nossa página no Facebook
Próximas actividades agendadas...
HOT !!
© copyright 2024 - Nautilus-Sub : A mais antiga e maior escola internacional de mergulho em Portugal
Todos os direitos reservados
Webtribe Design - Construção de Websites